Por meio da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e da SEMDHU (Secretaria Municipal dos Direitos Humanos), a prefeitura de Paço do Lumiar, com o apoio da Câmara Municipal, na pessoa do presidente da Casa, Jorge Marú(SD), iniciaram uma campanha solidária para ajudar a população atingida pela catástrofe das enchentes no Rio Grande do Sul.
A intenção é arrecadar água potável como donativo para ser enviado àquele estado, a fim de diminuir o sofrimento e a situação calamitosa vivida pelos gaúchos, demonstrando, ainda, a cordialidade, sentimento e solidariedade inerentes aos Luminenses. “Em um mundo globalizado no qual vivemos hoje, é impossível não se solidarizar com a dor e o sofrimento daqueles irmãos, brasileiros, que lá se encontram. Sabemos que, neste instante, toda ajuda é bem-vinda”, explica a prefeita Paula Azevedo, dando o porquê da iniciativa.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Marú, alerta que o legislativo não poderia deixar de apoiar esse ato, como forma institucional de prestar, também, a sua solidariedade e contribuir para a recuperação daquele local. “A Câmara é a casa do povo e, como tal, não poderia deixar de demonstrar a preocupação representando o sentimento de tristeza, mas, também, de pensamento positivo de todos nós luminenses diante do ocorrido lá, para que essa situação possa ser superada”, frisou o presidente.
A campanha prioriza a arrecadação de água potável por ser um dos itens indispensáveis para a vida das pessoas, o que, certamente, se tornou escasso por lá, inclusive pela impossibilidade de distribuição e tratamento ou mesmo a oferta de água mineral no mercado local.
“Cada garrafão enviado, ou copinho arrecadado, fará uma grande diferença para a vida dos desabrigados. Nós, enquanto gestora da pasta do Desenvolvimento Social, e nossos colaboradores, lutamos dia-a-dia contra situações de vulnerabilidade, realizando, por exemplo, a distribuição de Cestas Verdes para nossas famílias atendidas pelos CRAS do município aqui de Paço do Lumiar, que distribuímos via nosso CENTRO POP, pouco mais de 1.500 refeições (café, almoço e jantar) para pessoas em situação de rua em nosso município. Sabemos o quanto qualquer pequeno gesto é importante para reverter situações”, abalizou a secretária Suely Abreu.
“Uma forma de ajudar, de estender a mão a quem precisa nesse momento. Mais que um gesto de solidariedade, um gesto de humanidade!”, completou a secretária de Direitos Humanos, Hélica Silva.
As doações para ajudar o Rio Grande do Sul podem ser direcionadas ao ponto de arrecadação montado na recepção do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Vila Nazaré, S/n, Paço do Lumiar, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.