Em meio a tantas afrontas ao tradicional São João do Maranhão, os maranhenses terão que engolir mais uma. O famoso Cacuriá de Dona Teté agora se chama Cacuriá Balaio de Rosas.
O anúncio foi feito na tarde de ontem (13), durante coletiva de imprensa realizada no Laborarte, pelas atuais dirigentes da brincadeira: a cantora Rosa Reis e suas filhas.
No anúncio, não ficou claro o real motivo da troca de nomenclatura da brincadeira. Rosa Reis apenas enfatizou que o Balaio de Rosas manterá a dinâmica, as brincadeiras, as trocas, as músicas e a dança, mas com uma nova identidade visual, dando protagonismo às personagens envolvidas que brincam o cacuriá.
Agora, vamos por partes. Corre à boca miúda nos bastidores da cultura popular maranhense que a retirada do nome original foi uma exigência dos herdeiros de Dona Teté, que há muito já andavam insatisfeitos com o tratamento que Rosa Reis e filhas dispensavam a eles. Segundo informações que chegaram ao blog, a insatisfação vai desde o repasse financeiro pelo uso do nome da artista popular até o tratamento pessoal com eles. Outro fator seria que a família de Teté também possui um grupo de cacuriá que, possivelmente, poderá herdar o nome.
Quem já passou pelo Laborarte conta que o Cacuriá de Dona Teté sempre foi mantido a rédeas curtas por Rosa Reis e filhas e que a opinião que vale é a delas, ou seja, nada democrático. A situação já vinha se arrastando desde a época de Teté e parece que acabou agora, sem acordo entre as partes.
Aproveitando a situação, Rosa Reis dá o mesmo nome de um dos seus mais famosos discos, a Balaio de Rosas, ao grupo, fazendo alusão ao seu próprio nome, já que, hoje, ela é a figura central da brincadeira.
Agora, resta saber se o Cacuriá de Rosa Reis e filhas terá a mesma representatividade do já tão consagrado Cacuriá de Dona Teté. Pelos comentários dos seguidores das páginas que já deram a notícia, a mudança de nome não agradou. Os fãs, por não saberem o real motivo, talvez, acharam uma afronta à memória daquela considerada a rainha da cultura popular maranhense.
Resta esperar e desejar sucesso ao antigo grupo com novo nome e torcer para que a família da Rainha Teté mantenha viva a sua memória.